Powered By Blogger

sábado, setembro 17

Diga SIM a vida!


 Um assunto abrangente e complexo é o suicídio não é mesmo? Que tal tentarmos analisar alguns pontos que levam uma pessoa a pensar em comete-lo? 


1. "Brinquedinho humano"
"É mais difícil ganhar de novo a amizade de um amigo ofendido do que conquistar uma fortaleza; as discussões estragam as amizades."
Provérbios 18:19

Se tem uma coisa que eu NÃO CONSIGO entender - por mais que eu queira - é o que leva uma pessoa a denegrir outra sem motivo algum. Xingar não é carinho aqui nem em lugar nenhum, então por que usar palavras chulas com a única finalidade de fazer alguém se sentir pra baixo? É legal rir às custas de outra pessoa? É legal vê-la sofrendo com isso e apenas continuar porque "é divertido"? É legal não ter mentalidade e ser apenas mais um (desculpa o termo) imbecil que cujo único "talento" (se é que podemos dizer assim) é fazer outros se sentirem mal apenas pra se sentir bem? Cara, presta atenção e abre bem os olhos! Amanhã o brinquedinho pode ser você. Mas há ainda algo pior do que você não conhecer uma pessoa e fazer questão de deixá-la pra baixo: um "amigo" fazer isso. Deus do céu! QUE AMIGO É ESSE? QUEM precisa de alguém que apenas te derruba e quer ver o teu mal? QUEM precisa de alguém que só sabe abrir a boca pra tirar a felicidade dos outros? QUEM precisa de alguém que em NADA acrescenta? Porque pior do que uma pessoa se sentir tão mal ao ponto de tentar tirar a própria vida é alguém fazer essa se sentir assim. É triste, deplorável, decepcionante e, convenhamos, pateticamente ridículo!

2. Depressão
"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz: no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."
João 16:33

Eis a depressão. Um dos maiores males de toda a humanidade. Conheço gente que tem essa doença e, sinceramente, é muito difícil de se lidar. Isso porque a pessoa realmente sente uma tristeza muito profunda na alma, e ainda pior: sente que isso não vai mudar nunca. A depressão vem sendo uma verdadeira ferramenta do mal nas mãos do maligno, mas há como curar e vencer. A Palavra diz que Deus está sempre presente, não importa o que estamos vivendo ou fazendo, se estamos felizes ou tristes, se estamos em pecado ou não. Ele atende qualquer um que O chamar. Assim como um pai corre de encontro ao filho ferido, assim é Deus que todos os seus filhos, e ainda mais, uma vez que não há amor maior que o dEle. O que se deve mostrar a uma pessoa depressiva é justamente isso: a situação está assim mas há alguém que a ama mais do que tudo e todos. A situação pode estar como for e a luta contra o mundo pode estar difícil, mas o próprio Jesus nos pediu que fôssemos fortes, porque Ele venceu o mundo e nos deu autoridade para pisar em serpentes e escorpiões. Então tome posse do que o Pai nos deu e vá em frente, porque o Senhor dos Exércitos está conosco. Sempre.


3. Dependência química
"O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio." 
Provérbios 20:1


Se tem uma coisa que eu admiro no rei Salomão é a sua sabedoria. Ao se tornar rei, Deus lhe pergunta o que ele quer, porque Ele lhe daria qualquer coisa que fosse pedido. Então Salomão pede SABEDORIA. Sabedoria para saber discernir o bom do ruim, o certo do errado, o que é útil e o que não é. Cara, Salomão foi uma pessoa comum, assim como qualquer um de nós. Se ele pediu sabedoria a Deus e lhe foi concedida, por que não podemos pedir o mesmo? Agora não adianta pedirmos algo a Deus e ficarmos sentados esperando que bençãos e mais bençãos caiam dos céus. Nada vem do nada. Se alguém sente essa dependência por drogas - lícitas ou não -, o que ela precisa é força pra poder sair dessa e ver que não precisa de nada disso pra viver, porque afinal ela só irá perder a vida se continuar vivendo desse modo. Mas o que ela precisa principalmente é sentir o Amor verdadeiro. Aquele que supre todas as necessidades e destrói todos os vícios.

4. Distúrbios alimentares
"Espelho, eu estou vendo um novo reflexo
Eu estou olhando com os olhos dAquele que me fez
Para Ele eu tenho uma beleza incomparável
Eu sei que Ele me define."
Barlow Girl


Eis um dos mais frequentes motivos que levam ao suicídio: a busca pelo padrão mundial de beleza. Esse é um fator meio contraditório em vários aspectos, uma vez que cada país e região (sem falar que cada indivíduo) tem um ideal diferente de beleza. Generalizando, todos estão em busca dessa perfeição física e tudo o mais, mas QUANTAS pessoas se preocupam primeiramente com a beleza espiritual? Correm e correm a fim de serem as pessoas mais lindas possíveis, mas por mais que já estejam com uma aparência melhorada (ou exageradamente "melhorada"), o coração está pior do que nunca: há somente cacos e feridas. Do que adiante cuidar do exterior se o seu interior fede? Do que adianta arrumar cabelos e perder quilos se você não tem paz de espírito? Eu mesma sei o quanto é difícil conviver com determinados padrões, mas é necessário cuidar de si da melhor forma possível, porque Deus te ama, mas Ele não vai simplesmente descer do Seu Trono e lhe dar o corpo que você lhe pediu. Busque se sentir bem consigo mesmo, depois procure cuidar do seu corpo da forma mais saudável possível. 

 Existem muitos outros motivos capazes de levar pessoas ao pensamento depressivo e, consequentemente, ao suicídio. Mas não dá pra falar sobre todos eles aqui.
 se você sofre por algum desses motivos, procure ajuda. De verdade. Porque nunca é tarde demais quando se trata de sobreviver. Hoje você pode dizer "Que é isso? Estou muito bem!" com um enorme sorriso no rosto, mas só Deus sabe se, ao ficar só, você chora amargamente. Procura ajuda familiar, médica e, principalmente, corra para o abraço de Papai. Acredite, você pode ficar bem. Queira e lute por isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário